Identifique os obstáculos para a agilidade nos negócios

Conseguiu identificar todos eles? Para alguns, este é um exercício muito fácil, mas teremos pessoas que poderão coçar a cabeça antes de responder. Aqueles que estão perplexos com a imagem, role a página para baixo para algumas considerações.

Para aqueles que acharam fácil: o que vocês acrescentariam à imagem? (Use comentários do post, ou me mandem um tweet @rodrigodelfiume)

Nota: uma organização ágil significa que pode se adaptar e aprender rapidamente – não é necessariamente uma organização que usa métodos ágeis.

O organograma

Representa a hierarquia tradicionalista e taylorista. A hierarquia em si não é necessariamente um problema (em certos tipos de trabalho faz até sentido), mas se você tem que pedir permissão a executivos que sabem muito pouco sobre o seu trabalho, isso normalmente atrasa as coisas. Eles também tem a tendência de promover políticas e posturas no ambiente de trabalho em detrimento do foco e da colaboração com o cliente.

“Eficiência doce eficiência”

Trata-se da tendência em se concentrar na eficiência de um sistema, nas rotinas de trabalho, etc., no gasto com a EFICÁCIA. Como Peter Drucker disse: “Não há nada mais inútil do que fazer bem feito, algo que não precisava ser feito”. Esse é tipicamente o problema das organizações em que certos processos funcionaram bem no passado sendo que agora eles estão estagnados, sem perceber que o mundo avançou. As práticas de trabalho ágeis se concentram mais na eficácia do que na eficiência. Aqui está meu desenho animado sobre esse assunto.

A bala de prata

Isso se refere à “solução de bala de prata”, obviamente. É incrível quantas pessoas parecem pensar que um método ou tecnologia resolverá todos os seus problemas. Traga Agile! Traga o novo sistema de TI! Uma organização ágil abraça mudanças em várias frentes – estamos falando sobre mentalidade, sobre cultura. Trata-se de recompensa, do retorno e não de tecnologia.

A foto do CEO com outros homens de meia-idade brancos

A falta de diversidade (no pensamento, no background cultural, no gênero) é um obstáculo real à criatividade e à solução de problemas. Se uma organização aspira a ser ágil, terá que ser capaz de abraçar diferentes maneiras de pensar.

O próprio CEO ?!

Sim, poderia ser …

A planta?

Não, isso é só para a decoração.

 

Tradução: Rodrigo Zambon

Texto original em: https://www.businessillustrator.com/obstacles-to-business-agility-cartoon/

Servidor Efetivo do Governo do Estado do Espírito Santo. Hoje eu sou Gerente de Processos de Projetos da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos. Integro o time de Transformação Digital do Governo e sou responsável pelo Escritório Central de Processos. Sou agilista de coração e de profissão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *