CHA para Inovação – Governo do Estado do Espírito Santo

Seguindo a sequência de artigos sobre inovação no Governo do Espírito Santo, hoje eu quero falar para vocês sobre o nosso terceiro treinamento. No último dia 13 a turma piloto do eixo de inovação da Escola de Governo se reuniu novamente para o treinamento CHA para a Inovação.

A palavra CHA é formada pelas iniciais de: Conhecimento: Habilidades e Atitudes. Estas três variáveis formam o tripé da competência.O treinamento tem por objetivo levantar quais as características necessárias para se inovar no Serviço Público.

O conhecimento é o saber, é o que aprendemos nas escolas, nas universidades, na vida, em nossa bagagem, nos livros, no trabalho. Sabemos de muitas coisas, mas não utilizamos tudo o que sabemos. Este conhecimento será totalmente utilizado para a inovação.

A habilidade é o saber fazer, é tudo o que de fato utilizamos dos conhecimentos que detemos em nossos “arquivos” no dia-a-dia.

A atitude é o que nos leva a decidir se iremos ou não exercitar nossa habilidade de um determinado conhecimento, ela é o querer fazer.

A condução colaborativa do treinamento contribuiu para que a turma pudesse construir um ambiente de total engajamento e compartilhamento de ideias acerca de questões relativamente difíceis de responder. No artigo anterior falamos das dificuldades que a cultura organizacional nos impõem rumo a inovação.

No Serviço Público temos alguns valores enraizados que não foram se moldando ao longo do tempo. Muitos de nós fazemos as coisas por repetição, levando-se em conta o pressuposto da eficiência, e não buscamos sequer entender se o motivo ou o propósito por trás da ação. O comportamento automático é um sabotador para a inovação.

O processo de inovação é sistêmico. São muitos os influenciadores que atuam neste processo. As ações precisam ser coordenadas, e o peso dado a cada elemento precisa ser balanceado:

Criatividade: é o elemento que antecede a inovação. É o momento de validarmos nossas hipóteses. Produção de ideias úteis, novas e diferentes.

Cliente: é o termômetro que indica se algo faz sentido ou é relevante.

Competitividade: a busca pela oferta de melhores serviços nos obriga a sairmos do status quo.

Valor: Inovação no serviço público está no benefício ofertado. O valor de um serviço é a expectativa do consumidor quanto aos seus benefícios em relação à expectativa gerada.

Cultura: Condição fundamental para sustentar a inovação. Conjunto de valores, crenças e práticas de uma organização.

Liderança: Um fator crítico de sucesso é o apoio da alta gestão. A questão é saber o que gera valor para esse grupo e partindo disso, dar sustentabilidade ao processo.

Solução: Neste item precisamos partir do problema para criamos a solução. Não adianta fazer bem feito algo que não precisa ser feito! (Drucker)

Prototipagem: Esta é a terceira e última fase do Design Thinking. Tem relação com tangibilizar ou validar uma ideia.

Acrescentei a este sistema a variável motivação. Para Daniel Pink autor do livro Motivação 3.0, há uma desconexão entre o que a ciência sabe e o que as empresas praticam em relação ao tema. No nosso atual sistema, construído em torno de motivadores externos – tipo “cenoura e chicote” – não funciona e, em geral, é prejudicial. Para o autor nós precisamos de um upgrade constituído de três elementos essenciais:

Autonomia: o desejo de direcionar nossas próprias vidas.

Domínio: o desejo de melhorar cada vez mais fazendo algo que importa

Propósito: o desejo de fazer o que estamos fazendo para que sirva algo maior que nós mesmos.

Desenvolver o tripé que sustenta a competência é importante para conseguir melhores servidores. A força de coalizão formada em torno da inovação acredita que a postura criativa é contagiosa!

Referências

Conhecimento, habilidade e atitude: conheça o tripé da competência. Disponível em: <http://blog.contratanet.com.br/conhecimento-habilidade-e-atitudes-conheca-o-tripe-da-competencia/>

EDUCAÇÃO, Por Colunista Portal -. Portal Educação – Artigo. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/conhecimentos-habilidades-e-atitudes-cha/32057>

Peter Noronha | Coaching e Treinamento. Disponível em: <https://www.peternoronha.com.br/>

Valor (marketing). Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_(marketing)>

Servidor Efetivo do Governo do Estado do Espírito Santo. Hoje eu sou Gerente de Processos de Projetos da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos. Integro o time de Transformação Digital do Governo e sou responsável pelo Escritório Central de Processos. Sou agilista de coração e de profissão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *