Para usar o kanban precisa passar pelo scrum?

Bom, muitos alunos me perguntam se para usar o kanban é necessário passar pelo scrum. Minha resposta é um sonoro não! Um dos problemas mais críticos que eu vejo em relação ao scrum é a dificuldade de lidar com o trabalho que não foi planejado durante a planning.

Quando se está trabalhando na primeira versão de um produto, você terá pouco ou nenhum trabalho não planejado para tratar. À medida que este desenvolvimento avança, certamente vão começar a aparecer trabalhos não previstos em sua planning. E aí, o que fazer?

Imagina que seu time nas primeiras plannings se compromete com 10, 12 histórias, e até então não temos o trabalho que não foi planejado interferindo. Com o avanço, bugs, feedbacks, atividades urgentes aparecem e aí você tem trabalho não planejado, interferindo no planejado. Agora, ao invés das 12 histórias, seu time se compromete com 7 e deixa “espaço” para o que aparecer.

Quanto mais trabalho não planejado entrar no sistema, mais tempo levará para o trabalho planejado ser concluído. Nesse caso, a primeira coisa que você tem a fazer é dar transparência a este trabalho. Coloque no mesmo quadro o que foi planejado e também o que não foi!