Método Kanban – Informações

Muitos alunos me perguntam sobre as referências em relação ao Método Kanban. Nas aulas eu apresento o livro clássico do David Anderson, mas nós temos outros livros que servem de apoio para aprimorarmos nosso conhecimento no método.

Vou atualizar este post com frequência caso tenhamos novas referências.

Livros

Kanban: Mudança Evolucionaria de Sucesso Para Seu Negocio de Tecnologia

Autores: Donald G. Reinertsen, David J. Anderson, e outros.

Link para comprar

Quem quer começar com o método deve ler este livro. É leitura obrigatória! No livro, David Anderson explica os fundamentos do método, e como foi a transição do kanban da manufatura para nós, trabalhadores do conhecimento. O livro é repleto de cases e exemplos práticos. 

 

Fit for Purpose: How Modern Businesses Find, Satisfy, & Keep Customers (English Edition) por [Anderson, David J, Zheglov, Alexei]Fit for Purpose: How Modern Businesses Find, Satisfy, & Keep Customers

Link para comprar

Autores: David J Anderson e Alexei Zheglov

Este livro também apresenta muitos exemplos comerciais altamente acessíveis. Este livro ajudará você a encontrar novos clientes em novos segmentos de mercado, a satisfazer melhor seus clientes existentes e a mantê-los.

O livro destina-se a planejadores estratégicos, gerentes e planejadores de produtos, gerentes de portfólio, projetistas de serviços, gerentes de prestação de serviços e a qualquer pessoa que queira entender como lançar e manter produtos nos mercados complexos e voláteis do século XXI.

 

Kanban Maturity Model: Evolving Fit-for-Purpose Organizations

Autores: David J Anderson e Teodora Bozheva

Link para comprar

O Kanban Maturity Model (KMM) é uma ferramenta nova e poderosa para coaches e consultores que assessoram empresas de médio e grande porte na transformação e melhoria usando o Método Kanban. Este livro mapeia sete níveis de maturidade organizacional contra as seis práticas gerais do Kanban para assegurar a aplicação apropriada do Kanban e a adoção bem-sucedida da abordagem. O KMM descreve um roteiro e ações concretas que permitem que as organizações atinjam a agilidade de negócios adequada ao propósito.

 

Practical Kanban: From Team Focus to Creating Value (English Edition) por [Leopold, Klaus]Practical Kanban: From Team Focus to Creating Value

Autor: Klaus Leopold

Link para comprar

Neste livro o autor descreve em detalhes os princípios e funcionalidades do Kanban, que nem sempre são intuitivas. Ele discute problemas típicos que observou em seu trabalho com sistemas Kanban do mundo real. Klaus ilustra as possibilidades que existem quando toda a cadeia de criação de valor de uma empresa é levada em conta. Fica claro que o Kanban não é um método de equipe, mas sim um método de melhoria que considera toda a cadeia de criação de valor de uma empresa.

 

Lessons in Agile Management: On the Road to Kanban (English Edition) por [Anderson, David J]

Lessons in Agile Management: On the Road to Kanban

Autor: David J Anderson, Alan Shalloway, Stephen Denning

Link para comprar

Esta coleção de mais de 150 artigos compilados do blog Agile Management e de várias outras fontes representa 12 anos de insights inestimáveis ​​de David J. Anderson no gerenciamento de desenvolvimento de software de 1999 até 2011. Cada artigo foi cuidadosamente selecionado e agrupado em 16 capítulos sobre temas como Liderança, Gestão, Teoria das Restrições, Políticas de Recursos Humanos, Agile, Lean e Leading Change Initiatives. Cada capítulo é apresentado com comentários contemporâneos, explicando sua relevância e contribuição para o Ágil e o Kanban.

 

Kanban Change Leadership: Creating a Culture of Continuous Improvement (English Edition) por [Leopold, Klaus, Kaltenecker, Siegfried]Kanban Change Leadership: Creating a Culture of Continuous Improvement

Autor: Klaus Leopold, Siegfried Kaltenecker

Link para comprar

Este livro fornece uma compreensão do que é necessário para entender adequadamente o gerenciamento de mudanças com o Kanban, bem como como aplicá-lo de maneira ideal no local de trabalho. Os autores organizaram o livro em três seções. A primeira seção foca os fundamentos do Kanban, estabelecendo a base técnica e indicando os mecanismos necessários para promulgar a mudança. Na segunda seção, os autores explicam o contexto do gerenciamento de mudanças – as opções de mudança, como elas podem ser colocadas em movimento e suas consequências para um negócio. A terceira seção aborda os tópicos das seções anteriores e os relaciona ao sistema social de negócios – o objetivo é guiar os leitores no processo de construção de uma cultura de melhoria contínua, revisando estudos de casos reais e vendo como o Kanban é aplicado em várias situações.

 

Kanban from the Inside: Understand the Kanban Method, connect it to what you already know, introduce it with impact (English Edition) por [Burrows, Mike]Kanban from the Inside: Understand the Kanban Method, connect it to what you already know, introduce it with impact

Autor: Mike Burrows, Luke Hohmann

Link para comprar

Kanban from the Inside tem uma abordagem distinta do Método – usando um sistema de nove valores para explicar o que é o método. Também dá uma ideia de como seus praticantes pensam, e ainda apresenta algumas dicas sobre como aplicá-lo. Leitores novatos no Kanban entenderão por que e como funciona, enquanto aqueles com experiência apreciarão sua nova perspectiva e as conexões que ela faz com uma série de modelos relacionados.

 

Certificações

A principal certificação de Kanban hoje no mundo é a KMP. Ela é dividida em dois níveis: O KMP I e o KMP II. Para se certificar em Kanban Management Professional, os dois treinamentos são necessários. A principal certificadora é a Lean Kanban University.

Confira as certificações em Kanban da Lean Kanban University

Team Kanban Practitioner
Kanban Management Professional
Kanban Coaching Professional
Accredited Kanban Trainer

No Brasil temos excelentes treinadores de Kanban, com destaque para duas empresas: Aspercom e a Knowledge 21.

As duas empresas fornecem o treinamento oficial da Lean Kanban University!

Link para o meu perfil na LKU: Rodrigo Zambon

Servidor Efetivo do Governo do Estado do Espírito Santo. Hoje eu sou Gerente de Processos de Projetos da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos. Integro o time de Transformação Digital do Governo e sou responsável pelo Escritório Central de Processos. Sou agilista de coração e de profissão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *