Ciclo Duplo de Aprendizagem

A justificativa para se trabalhar com equipes menores são muitas. Uma das mais aceitas é que a complexidade na comunicação é drasticamente diminuída quando temos menos pessoas em um time.

Times muito grandes também tem dificuldades de se chegar ao consenso. Quanto mais gente, mais opiniões e quanto mais democrático os times, mais lenta é a tomada de decisão.

Quando eu falo na tomada de decisão, faço referência a dois conceitos básicos pelos quais as equipes de alto desempenho devem se comunicar: advogar e inquirir.

Este conceito foi desenvolvido pelo Chris Argyris e está no livro: Organizational Learning: A Theory of Action Perspective. Argyris argumenta que o ato de advogar é feito pela maioria das pessoas. Acontece quando alguém apresenta suas verdades e seus próprios pontos de vista. O ato de inquirir é mais raro e certamente é mais importante que advogar.

Inquirir significa buscar a clareza na posição dos outros. Acontece quando fazemos perguntas para trazer a tona os modelos mentais que estão por trás de certas posições.

Quando temos uma equipe muito grande a tendência é querer defender nossos pontos de vista, pois não sabemos quando teremos a chance de falar novamente. Em uma equipe menor, as pessoas tendem a fazer perguntas para buscar a clareza dos fatos. Pense em uma empresa grande e pesada com uma dezena de diretores e compare com uma conversa em uma startup!

Inquirir pontos de vista é uma excelente maneira de se evitar opiniões polarizadas e muitas vezes um conflito que não vai levar a lugar nenhum. Para Argyris o aprendizado vem justamente dos questionamentos que fazemos, o que ele chama de aprendizado de cliclo duplo.

#chrisargyris #doublelooplearning #learningorganization